terça-feira, 22 de setembro de 2009

Folclore na Sala de Leitura


Folclore na sala de leitura

Hoje o meu dia foi muito bom, hoje eu fui para a sala de leitura e a professora Amália contou a historia sobre o casamento da mula-sem-cabeça e o boitatá e ela contou a historia com os bonecos de origami. Depois, a professora Amália botou num jogo do saci e tinha perguntas, a turma acertou todas as 12 perguntas, a tia Amália botou vídeos do saci e tirou foto e agradeceu a turma 1302 por estar participando do trabalho. Nós agradecemos a ela também e batemos palmas para ela. A turma foi para a sala de aula e escrever no caderno de criatividade o que tinha acontecido na sala de leitura e foi legal.
Samara da turma 1302
Desenho de Stephanie da turma 1302

Hoje nós fomos à sala de leitura ver muitos vídeos com a professora Amália, foi muito legal, nós jogamos e depois fomos assistir os vídeos, foi super divertido. Nós aprendemos coisas novas e depois o vídeo que todos queriam ver de novo foi o da cuca.
Os jogos eram de folclore como as outras coisas. Os jogos foram: achar as coisas para pegar o saci e o outro de responder perguntas sobre o folclore. Foi o máximo!
Acertamos todas as perguntas e no começo ouvimos uma história sobre o folclore
Da mula-sem-cabeça com o boitatá. Foi super legal, ela fez os bonecos de origami .
E os casamentos foram super legais.
A sala de leitura, hoje, foi uma coisa que fez todo mundo pular de alegria.
Eu espero que tenha outra vez porque hoje a gente pode ver que não é todo mundo que tem essa escola maravilhosa que nós temos e agradecemos a deus por termos essas professoras.
Salas e aulas maravilhosas.
Obrigada professora Amália.
Ruth da turma 1302

Hoje, eu fui à sala de leitura e a professora Amália contou a história com bonecos de origami que se tratava dos personagens do folclore se casando e depois a gente jogou dois jogos no computador, mas a turma não mexeu no computador nem no mouse a gente falou para que lado tinha que ir ou se tinha que ir ou se era a letra a, b ou c. O primeiro jogo, a turma teve de acertar doze perguntas e a turma acertou as doze e também teve outro jogo para a gente achar as coisas para pegar o Saci Pererê. A gente errou duas vezes mas na terceira vez a turma pegou o Saci Pererê. Depois, a gente viu alguns vídeos, teve: Sítio do Picapau Amarelo, do Curupira que pega o cachimbo do Saci pra o Boitatá acender etc... A turma aplaudiu a professora Amália e em fila foi para a sala de aula com a professora Vilma.
Elaine da turma 1302

A professora Amália contou histórias do nosso folclore brasileiro. Era do Santo Antonio que casou todos os personagens do folclore brasileiro. O boitatá com a mula-sem-cabeça e muitos outros personagens.
Calebe da turma 1302

A tia Amália contou uma historia e o Nome é: “O casamento da mula-sem-cabeça com o boitatá” Depois, ela botou o jogo do saci, tinha que achar a corda com 3 nós, uma cruz e uma peneira. Ela botou vídeos do folclore e um jogo que tinha que responder 12 perguntas sobre as lendas.
Rebecca ad turma 1302
Na sala de leitura.

Hoje, eu fui na sala de leitura e a professora Amália contou a história do folclore pra minha turma, sobre casamento das lendas e fez bonecos de origami. O nome da história é “O casamento da mula-sem-cabeça com o boitatá”. Primeiro quem se casou foi a Cuca com o Saci, eles tiveram uma filha chamada Saci Pururruca. Depois foi a Iara e o Lobisomem e eles tiveram uma filha chamada lobiara. O Boto e a Mãozinha Preta tiveram seis filhas que se chamavam Botinhas Pretas. O Curupira e a Boiúna tiveram dois filhos que se chamava Boipira e o Curupuna. Por último foi a Mula-sem-cabeça e o Boitatá e tiveram uma filha que se chamava Mulatatá. E eles foram felizes para sempre.
Luana.f da turma 1302
Desenho de Luana da turma 1302

O casamento do boitatá com a mula-sem-cabeça.
Um dia o Santo Antonio viu todos os personagens do folclore sozinhos. A Cuca, o saci, o caipora, boitatá, boiúna, lobisomem, iara, mula-sem-cabeça, curupira , boto, mãozinha preta etc... O Santo Antonio não gostou do que viu e quis juntar todos e ele conseguiu.O saci com a cuca, curupira com boiúna, iara com o lobisomem, mula-sem-cabeça com o boitatá e o santo ficou feliz e todo os casais tiveram bebês e ficaram felizes para sempre.
Stephane da turma 1302

desenho de Ana Clara da turma 1303

A Iara
Ela é como uma sereia que encanta os homens com o seu canto, os homens ficam encantados e ela leva eles para o fundo do rio para morar com ela e assim que ela vai fazendo com todos os homens. Ela é muito bonita, inteligente e esperta.
Na história ela casa com o lobisomem.
Ana Clara da turma 1303

O curupira
O curupira é um índio que nasceu com os pés pra trás, ele protege a mata. O seu cabelo é vermelho, ele faz os maus que matam os animais se perderem na mata, ele fica esperando por um caçador para seguir suas pegadas que ele corre por toda floresta e se um caçador seguir suas pegadas e ira se perder e morrer de fome. Eu não sei se é verdade mas eu acho que não existe.
Na história o curupira casou com a boiúna.
Denílson turma1303
desenho de Nayjan da turma 1303

A mula-sem-cabeça
A lenda conta assim: a mula sem cabeça ela é uma moça que se apaixonou por um padre e jogaram um feitiço na moça bela, quando ficava na noite de lua cheia. Quando
ficava de dia voltava na sua forma novamente. Dizem que para quebrar o feitiço, um homem deve tirar o cabresto.
No livro ela casou com o boitatá.
Nayjan da turma 1303
desenho de Luana da turma 1303

O SACI
O saci é um menino gosta de implicar com as pessoas. Ele é um menino sapeca e levado e ele só tem uma perna,ele vive pulando para o lado e para o outro.Ele fuma cachimbo, ele pula, salta, ele tem um gorro vermelho na cabeça e na história ele se casa com a cuca.
Luana da turma 1303

O curupira o curupira tem duas pernas viradas para trás, quando os caçadores vão para mata caçar o curupira vai em cima do porco do mato como uma lança nos caçadores que não conseguem pegar o curupira por que o curupira os espanta com suas pegadas.
João Vitor da turma 1303
desenho de Mylena da turma 1303

O saci
O saci faz parte do folclore, ele é um moleque que sempre fica assustado as pessoas, ele é negro, tem uma perna só, usa cachimbo e a carapuça vermelha. Ele é legal, fica dentro do redemoinho, é muito levado, gosta de roubar cachimbo dos outros, gosta de dar nó nos rabos dos cavalos, ele nasceu no bambu e ficou lá 7 anos, ele gosta de assustar as galinhas.
Mylena da turma 1303.

3 comentários:

  1. Queridos alunos do Ciep Agostinho Neto e a professora Amália. Sou o José Santos, autor do livro O Casamento do Boitatá. Fiquei muito feliz em saber que vcs estao lendo o meu livro e se divertindo com ele. A melhor coisa que um escritor pode receber são esses comentários de vocês, agradeço a todos por esse momento de alegria.

    Um abraço a todos

    ResponderExcluir
  2. esse ciep é muito bom por que aprende coisas interesantes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!???????????????????

    ResponderExcluir
  3. hoje eu to aprendendo coissa por que sempre eu abro nesse saticiep floclore da sala de leitura e aprende coisas como saci pere iara a mulher de pedra e porisso aprendo um beijão e um abraçocontinuiassim para apreder coisas

    ResponderExcluir